Busca no Site:
Eventos
 
Do dolar subindo e do real baixando
 

Você mora no Brasil e a moeda aqui se chama Real. Você recebe seu salário e tudo o que você faz em real. Recebe e paga em real. Assim, a pergunta o que tenho aver com o dólar ou o euro, moeda europeia, é mais do que legítima e mais: o que tenho que ver com a subida do dólar e o valor do real.

Primeiro, o dólar,como moeda de troca internacional, sempre esteve onde está. O valor dele em relação às outras moedas, como o real, é variável. Quando se diz que o dólar subiu, é na verdade um erro. O que mudou foi o valor do real em relação ao dólar ou outras moedas estrangeiras. E a matemática é simples: quanto mais reais você desembolsar por um dólar, menos vale o real e o dólar sim, fica mais forte. O real na verdade, neste momento,está  baixando de valor e o dólar está onde sempre esteve.

Vamos exemplificar com uma eventual viagem ao exterior. Se a passagem custava 1000 dólares,você hoje paga aproximadamente 4 mil reais. Pelos mesmos mil dólares há um ano atrás você pagava 2.200 reais. Os mil dólares  continuam mil dólares, os reais é que foram desvalorizados e é por isso que precisa de mais dinheiro para comprar a mesma quantidade de moeda estrangeira.

Mas, mesmo não viajando para o exterior, a variação cambial, a gangorra de dólar e real, afeta em muito a vida diária. Como quase 40 % dos produtos nas nossas lojas eram importados, com a desvalorização do real ficaram mais caros. E com isso,importar tornou-se mais oneroso, e as lojas começaram a procurar produtos nacionais. Um caso típico são as malharias de Jacutinga, que voltaram fornecer aos grandes lojistas porque seus produtos hoje são mais competitivos em preços. Falta a competitividade  em escala de produção e inovação.

Também os exportadores, como no caso do café, recebem mais reais pelo mesmo dólar exportado. Isso injeta dinheiro na economia, pode gerar mais empregos. As indústrias que dependem da importação das matérias primas e componentes sofrem com a desvalorização do real. Mas, para os exportadores o real desvalorizado é uma alegria.

E a  pergunta até onde vai a desvalorização do real tem tantas respostas que não tem resposta alguma. Principalmente quando começarem os que têm dinheiro a poupar em dólar em vez de em real para assegurar o valor dos seus investimentos. E aí  pode provocar uma procura para a qual não tem oferta. Tem que prestar atenção nessa gangorra cambial, sem se apavorar. Mas, que afeta o nosso  dia a dia, afeta.

 

STEFAN SALEJ

CONSULTOR INTERNACIONAL

Ex PRESIDENTE DO SEBRAE E FIEMG



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Stefan Salej

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

ATLHETIC CLUB

Unimed São João Del Rei

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Paulo Rivetti

Camara Municipal de São João Del Rei

Venha se Hospedar na Morada do Sol

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

AGENCIA BRASIL

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

TURMA DO BUNEKO

www.canilmolossosdecamargos.com.br

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!