Busca no Site:
Eventos
 
Das faltas de água, energia e papel higiênico
 

Desgraça nunca vem sozinha, diz  um provérbio chinês. Enquanto em muitos lugares, e põe nisso muitos, falta simplesmente água para beber, tomar banho e cozinhar, em outros tem enchentes e chuvas castigam e castigam o povo. Mas, além de faltar água na torneira, embora não falte água mineral com ou sem gás para comprar e usar na cozinha e no banho, falta água nós reservatórios das usinas hidroelétricas. E por uma séries de razões de gestão realmente ruim do sistema elétrico liderado pela ELETROBRAS , não ésóa falta de água  a culpada pela falta de energia elétrica, mas a incompetência dos dirigentes do sistema. 

Seja como for, falta água, falta energia, faltam clientes, faltam empregos, falta crédito  e sobram impostos,  juros altos e pessimismo. Em cada conversa com o empreendedor, que antigamente se chamava comerciante, industrial, dono da oficina, fala-se mais do governo, seja qual for, do que de qualquer outra coisa que compõe o universo empresarial ou ajuda encher o caixa. O caixa com dinheiro e não de água. 

Se tem alguma coisa fundamental na época de crise, éenxergar a crise e definir que crise éessa e onde afeta vocêe sua família. Primeiro, se vocêéfuncionário, não pense que manutenção do seu emprego ésóa responsabilidade da empresa e do empregador. Vocêsabe se negócio vai bem ou mal e pode ajudar a ir melhor. Para começar com diálogo, em vez da transmissão de notícias ou fofocas verdadeiras ou não pela empresa. E se não houver esse diálogo na empresa com os seus colegas e superiores, se vocêsentir que o barco por falta de soluções estáafundando, não espere atéúltimo momento para sair, comece a procurar outras alternativas de emprego ou de negócio próprio. Ou seja, planeje para estar bem e não espere para estar mal. 

E se for empresário, olhe bem o ambiente em torno de você. Dialogue com seus familiares, mesmo cunhado nessa hora pode ter idéia boa, e principalmente com seus sócios e colaboradores. Em princípio tem mais gente interessada, inclusive seus clientes, em que vocêvábem, do que ao contrário. Descanse a cabeça, e raciocine com tranqüilidade para achar soluções.Às vezes, elas estão muito próximas de você, como o queijo que vocêprocura na geladeira e não  consegue enxergar. Aí  vem o filho e mostra onde está. Simples, mais gente sabe mais do que um só. 

O mundo de hoje édigital, éde mudanças mais rápidas  do que aceitamos. Às vezes, precisa-se mudar de lugar, achar outro lugar para fazer negócio. Aliás, nada de novo. Os fazendeiros de Minas desbravaram o Mato Grosso, os gaúchos, a Amazônia. Com um clique vocêmuda a informação e muda de lugar. Aliás, se aténa novela estão procurando novos produtos, novos mercados, novos lugares e nova gestão, vocêparado, esperando milagres, sóvai ficar fora do negócio. 

E para não esquecer, na Venezuela, falta atépapel higiênico e papel de jornal. Portanto poderia estar pior.!

STEFAN SALEJ

Como empresário foi fundador de Tecnowatt Iluminação e Selpe- Seleção de pessoal entre outras empresas. Membro de vários Conselhos de empresas privadas e órgãos governamentais como Capes e CNPQ. ex- presidente do Conselho do Sebrae MG; da Federação das Indústrias de Minas Gerais, FIEMG; Vice Presidente da CNI; professor universitário; Enviado especial ( Embaixador) do Governo da Eslovénia para América Latina; Diretor geral do Centro internacional para empresas públicas da ONU; palestrante e autor de artigos e publicações no Brasil e no exterior; condecorado pelos Governos do Brasil e de Minas e no exterior; formado em administração de empresas, post graduado em ciência política e marketing internacional.



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Paulo Rivetti

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

AGENCIA BRASIL

Unimed São João Del Rei

Venha se Hospedar na Morada do Sol

TURMA DO BUNEKO

ATLHETIC CLUB

www.canilmolossosdecamargos.com.br

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Stefan Salej

Camara Municipal de São João Del Rei

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!